Carbona não é cola
- Jota Junior
- 12 de dez. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 11 de jan. de 2023

Nas décadas de 70 e 80 a cidade de Nova York viveu surtos de violência e segregação racial. A violência gerada pelo uso e comércio de drogas pesadas sem controle, bares e prostituição a céu aberto fez com que a cidade beirasse o precipício.

Carbona era um produto químico usado principalmente para limpar superfícies pesadas. Como era de fácil acesso, poderia ser usado como substituto da cola. É muito comum em periferias de todas as cidades do mundo jovens por não dizer crianças se entorpecem com sintéticos a base de cola. Em NY em meados da década de 70 não era diferente.
Devido aos problemas sociais de drogas na época, lançar uma faixa de música que conta essa história de que "carbona não é cola" era perigoso.
Assim a faixa, Carbona Not Glue foi retirada da prensagem do segundo disco da banda sendo substituída por outra faixa. Porém na Europa não houve restrição e a faixa fez parte do álbum lançado em Londres.
Devido a isso, álbuns com a faixa proibida nos Estados Unidos são valiosíssimos e disputados a tapa pelos fãs. Caso você tope com um álbum deste calibre saiba que tem um material raro em mãos.
Por toda esta particularidade, a expressão Carbona not Glue ganhou destaque alavancando ainda mais a banda se tornando uma lenda.
Comments